Governo Federal cancela lançamento de Dia Contra a Homofobia

17/05/2010 11:05

          

 

 

O convite estava feito e já havia telefone para confirmar a presença, mas a cerimônia não irá mais ocorrer. No início da noite desta sexta-feira 14, foi cancelada a assinatura de decreto presidencial que oficializaria o Dia Nacional contra a Homofobia. A previsão era que o presidente em exercício, José Alencar (foto), participasse do ato.

Cópia de documento obtida pelo ParouTudo, de apenas uma linha, informa a suspensão. Não há explicações. Realizar o evento na segunda-feira 17 seria simbólico porque essa data, em maio, é justamente o Dia Internacional contra a Homofobia.

A notícia é duplamente ruim para o movimento LGBT. Na quarta-feira 19, irá ocorrer a I Marcha Nacional contra a Homofobia. Ter uma cerimônia oficial com a Presidência da República dias antes seria uma legitimação do ato. Outro ponto negativo é que a assinatura do decreto, dada como certa nos últimos dias, corre o risco de não acontecer. O segmento LGBT é um dos poucos ligados aos direitos humanos que não possui uma data reconhecida oficialmente no País.

Especulações dão conta que Alencar, do PRB, partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, não queria pôr esse ato no currículo político. A esperança de um alto líder do movimento nacional é que Lula, atualmente em viagem internacional, assine o decreto assim que chegar ao Brasil. De toda forma, um recuo definitivo do governo federal sobre a oficialização do Dia contra a Homofobia não é descartado.

 

Fonte: paroutudo.com/noticias/2010/05/15/governo-federal-cancela-lancamento-de-dia-contra-a-homofobia/