Saudades de Márcia Arán

15/04/2011 06:53

 

Lamentavelmente, faleceu ontem, dia 14 de abril, no Rio de Janeiro, a dra. Márcia Arán, professora do Intituto de Medicina Social  (IMS) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

 

Márcia Arán era psicóloga e psicanalista . Ela estava na coordenação da linha de pesquisa "Gênero, Subjetividade e Biopolítica", que integra projetos sobre  transexualidade e saúde e as condições de acesso e cuidado integral; psicanálise e o dispositivo diferença sexual; análise dos sistemas de sexo-gênero no discurso sobre transexualidade nas práticas de saúde; reprodução, gênero e ciência.  Publicou em 2006 o  livro "O Avesso do Avesso: feminilidade e novas formas de subjetivação".

 

Márcia Arán é uma das maiores referências na área de estudos sobre transexualidades, tendo participando de diversas pequisas  inovadoras e orientações de mestrado e doutorado, deixando valiosas contribuições acadêmicas.

 

"Sua alegria pessoal e seu entusiasmo na discussão de novas questões, bem como seu apoio a colegas e sua dedicação a estudantes, orientandas e orientandos, são insubstituíveis; sua ausência tão  precoce nos deixa desolad@s. "  (Colegas, amig@s e orientand@s do IMS/UERJ)

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!