Queer Lisboa 15 - Festival de Cinema Gay e Lésbico

18/09/2011 10:44

 

Começou no dia 16 de setembro de 2011 e se estende até o dia 24 a décima quinta edição do mais antigo Festival de Cinema de Portugal, o Festival de Cinema Gay e Lésbico Queer Lisboa.

 

O Queer Lisboa é o único Festival português com o propósito específico de exibir filmes de temática gay, lésbica, bissexual, transgênero e transexual, um gênero cunhado internacionalmente como Cinema Queer. O objetivo é  programar o que de mais relevante, em termos estéticos e narrativos, se faz no panorama mundial, visando colmatar o fato de este Cinema ser de acesso restrito ao grande público. O Cinema Queer atravessa toda a história do cinema, apesar de corresponder a um rótulo recente: é o início da década de 1990 que vê surgir uma nova linguagem cinematográfica que aponta para novas negociações das subjetividades ligadas às identidades sexuais e de gênero.

O Queer Lisboa aposta na apresentação em Portugal deste Cinema e na vinda à Lisboa de um conjunto de individualidades a ele ligadas, bem como ao incentivo de pensamento teórico à volta das suas temáticas e conceitos. Os filmes programados são organizados nas Sessões Competitivas para a Melhor Longa-Metragem, Documentário e Curta-Metragem. Há, igualmente, sessões organizadas fora de competição, sessões especiais e ciclos temáticos dedicados a um realizador, tema ou país, retrospectivas sobre representações da homossexualidade na história do cinema, sessões dedicadas a subgêneros do Cinema Queer, bem como atividades paralelas de caráter mais pedagógico.

O Festival assume também o projeto de preservação, divulgação e distribuição do Cinema nacional, do qual regularmente são apresentadas retrospectivas e organizamos programas em Festivais internacionais.

 

Sobre a Edição 15

A 15ª edição do Festival de Cinema Queer Lisboa está acontecendo sob o signo da Transgressão, tema central da programação. O Queer Lisboa 15 apresenta o melhor cinema queer produzido nos passados dois anos, nas suas sessões competitivas para a melhor longa-metragem, melhor documentário e melhor curta-metragem.

Algumas surpresas estão reservadas para as diversas sessões fora de competição, como o Queer Art e um conjunto de sessões temáticas na qual são expostas as raízes e algumas das estéticas e narrativas mais transgressoras de clássicos do cinema queer e das mais recentes produções de caráter mais marginal.

O Festival vai também celebrar outras áreas artísticas como as artes performativas, a instalação e as artes gráficas.

 

Confira a programação: queerlisboa.pt/agenda/plana


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!