Personalidades receberam o 12º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade em São Paulo

10/06/2012 12:14

 

Ocorreu na sexta-feira, dia 08 de junho de 2012, às 20h, a 12ª edição do Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, auditório da Academia Paulista de Letras (Largo do Arouche, 312/324, Vila Buarque). A cerimônia promovida pela APOGLBT homenageou personalidades, entidades, autoridades políticas e ações culturais que valorizam a cidadania e os direitos humanos de LGBT em 2011. A entrada é gratuita, com capacidade para 350 pessoas.

Dentre as categorias, estão: Ação Política, ONG, Direito Civil, Trabalho, Saúde, Esporte, Ação Cultural, Cinema Ficcional, Documentário, TV, Publicidade, Literatura, Artes Cênicas, Internet, Imprensa, Internacional e Especial. Para escolha dos premiados, a APOGLBT fez uma consulta pública através de seu site, entre os meses de fevereiro e março deste ano. João W. Nery ganhou o Prêmio de Literatura por seu livro
“Viagem Solitária – Memória de um Transexual Trinta anos depois”.

A cerimônia fez parte do calendário de atividades do 16º Mês do Orgulho LGBT de São Paulo. O conjunto de manifestações e eventos, cujo tema desta edição é “Homofobia tem cura: educação e criminalização!”, acontece desde maio, na capital paulista. Entre as entregas, houve performance ao vivo da cantora Paula Becini e, ao final, o publico confraternizou com os homenageados em um coquetel oferecido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Confira a relação de premiados do 12º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade em cada categoria:

Ação Política
Senadora Marta Suplicy
Senadora Marinor Brito
Deputado Jean Willis
Deputada Manuela D’Ávila
Deputado Romário

ONG
Artgay – Articulação Brasileira de Gays

Direito Civil
STJ – Supremo Tribunal de Justiça

Trabalho
South African Airways

Saúde
SGEP – Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa

Esporte
CDG – Comitê Desportivo GLS Brasileiro

Ação Cultural
CCJ Drag Contest – Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso

Artes Cênicas
“ Luis Antonio – Gabriela”, de Nelson Baskerville

Literatura
“Viagem Solitária – Memória de um Transexual Trinta anos depois”, de João W. Nery

Cinema Ficcional
“Como esquecer”, de Malu de Martino

Documentário
“Não gosto dos meninos”, de André Matarazzo e Gustavo Ferri

TV
Novela “Insensato Coração”, da TV Globo

Imprensa
Revista TRIP

Publicidade
Campanha anti-homofobia do Governo Federal em parceria da Rede Globo, PNUD e Unesco.

Web
Campanha viral “Eu=Você”, do site Arrasa Bi

Internacional
All Out

Especial
Laerte Coutinho/Sonia Cateruni


Ontem e hoje

O Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade surgiu em 2001, com o objetivo de lembrar e divulgar pessoas, instituições e os fatos mais significativos no cenário político, social e cultural para a comunidade LGBT, contribuindo na promoção dos direitos humanos. Promovido pela APOGLBT, seu surgimento é concomitante com o de outros dois eventos relacionados à Parada do Orgulho, o Gay Day e a Feira Cultural LGBT, o que culminou na oficialização do calendário do Mês do Orgulho LGBT de São Paulo.

Este prêmio significa, antes de tudo, o reconhecimento da atuação dos premiados como sendo de alta representatividade na vida de lésbicas, gays bissexuais, travestis e transexuais. É também um importante momento de divulgação e valorização das atividades que contribuíram com o movimento na consolidação do respeito à diversidade, bem como um estímulo às práticas socialmente responsáveis.

Os troféus (no formato de uma mão fazendo o símbolo de positivo, em referência ao logotipo da APOGLBT), desde a primeira versão, foram criados e doados para Associação pelo designer Duílio Ferronato, sendo confeccionados em alumínio fundido nas primeiras versões e em resina colorida nos últimos anos.
 

Fonte: www.paradasp.org.br/noticia/personalidades-recebem-o-12-prmio-cidadania-em-respeito-diversidade-nesta-sexta-8.html