Parada do orgulho LGBT reúne milhares em Madri

09/07/2010 16:01

Dezenas de milhares de gays, lésbicas, travestis, transexuais e simpatizantes desfilaram neste sábado, dia 03 de julho, pelas ruas de Madri em uma colorida passeata organizada na ocasião da parada do orgulho LGTBT na Espanha, um país que está na vanguarda dos direitos dos homossexuais e transexuais.

O lema da parada, uma das mais importantes da Europa, foi a "igualdade transexual".

A ministra da Igualdade, Bibiana Aído, liderou a marcha.

 

Bibiana Aído

 

"É um dia para a celebração de todas aquelas pessoas que, independentemente de sua condição sexual, querem viver em um país mais livre, mais tolerante e mais igualitário", disse aos jornalistas.

Em relação ao lema da marcha, afirmou que "não podemos tolerar que em pleno século XXI os transexuais continuem sendo considerados 'doentes'".

No mês passado, os organizadores proibiram a participação de uma organização gay israelense, patrocinada pela cidade de Tel Aviv, por tomar partido no ataque do exército israelense contra uma frota de ajuda humanitária que se dirigia a Gaza.

Por outro lado, os organizadores anunciaram antes da marcha que um transexual israelense e uma lésbica palestina seriam "os convidados de honra".

No ponto de chegada da marcha, a artista australiana Kylie Minogue deverá fazer um show gratuito ao ar livre no coração da capital.

A Espanha foi o terceiro país da União Europeia, depois de Holanda e Bélgica, em autorizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo em julho de 2005, medida acompanhada por uma lei que legaliza as adoções por gays e lésbicas.

A decisão atraiu a ira da Igreja Católica espanhola e de uma parte da oposição conservadora do Partido Popular.

A homossexualidade deixou de ser considerada crime na Espanha em 1979, pouco depois da morte do ditador Francisco Franco, cujo regime enviava os gays a instituições comparadas pelos ativistas a campos de concentração.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!