Conheça a pauta de lutas da Associação Brasileira de Homens Trans

03/07/2012 14:25

No fim-de-semana passado, dias 30 de junho e 1º de julho de 2012 no município de São Paulo (SP), foi fundada a Associação Brasileira de Homens Trans. A ABHT é a primeira associação - organização da sociedade civil sem fins lucrativos - que objetiva reivindicar e garantir os direitos humanos da população transmasculina e LGBT no Brasil.

No sábado, 30, foi realizada a Assembléia Geral de Fundação, a aprovação de um estatuto social e a eleição da primeira diretoria (biênio 2012-2014), constituída apenas de homens trans. No domingo, dia 1º, foi realizado um evento público para a devida divulgação da fundação da ABHT e foram firmadas relações de parcerias com as representatividades presentes de governo, movimento social e academia.

Estiveram presentes na mesa do dia 1º de julho Leonardo Tenório (presidente da ABHT), Sócrates Bastos (Ministério da Saúde/SGEP/DAGEP), Juliana Takarabi (Ministério da Saúde/ Saúde do Homem), Judit Busanello (Ambulatório de Saúde Integral de Travestis e Transexuais), Heloisa Alves e Debora Malheiros (Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual/SEJUDC-SP), Janaína Lima (Antra e Fórum Paulista TT), Marcia Rocha (Abrat), Luis Henrique Silva (Rede Afro LGBT), Berenice Bento (Socióloga e Profa. Dra. da UFRN), Fátima Lima (Antropóloga e Profa. Dra. da UFRJ), Simone Ávila (Doutouranda da UFSC e Pesquisadora do NIGS).


   Foto: Simone Ávila

Judith Busnello,  Débora Malheiros, Janaína LIma, Heloisa Alves e Márcia Rocha

(da esquerda para a direita)

 

  Foto: Ennio Brauns                                                               

Léo Tenório, Heloisa Alves, Marcia Rocha, Luis Henrique Silva, Berenice Bento,

Simone Ávila, Fátima Lima, João W. Nery (da esquerda para a direita)

 

As principais pautas da ABHT são a Lei de Identidade de Gênero no Brasil, o Estatuto da Diversidade Sexual, a Criminizalização da homo e da transfobia; promover encaminhamentos sobre despatologização / despsiquiatrização das transidentidades; políticas públicas afirmativas para que as pessoas trans tenham acesso a direitos fundamentais como saúde, educação, trabalho, habitação e segurança; a visibilidade e o fortalecimento de cada homem trans, e sua inclusão na sociedade.

Também estão nos planos da ABHT a realização de projetos; manter parcerias oficiais com entidades representativas do movimento social LGBT e da Academia; e, principalmente, fazer com que a Associação possa contar com e ajudar homens trans de todo o Brasil.

 

 

O escritor João W. Nery participou do evento e fez uma sessão de autógrafos de seu livro autobiográfico "Viagem Solitária", publicado em 2011.

 

Composição da primeira diretoria da ABHT:

Presidente
Leonardo Tenório (Recife-PE)

Vice-presidente
Marcelo Caetano (Brasília-DF)

Diretor Executivo
Maurício Boschetti (São Paulo-SP)

Diretor Executivo
Leonardo Moreira Sá (São Paulo-SP)

Diretor Executivo
Leonardo Manera (João Pessoa-PB)

Diretor Executivo
André Pavanelli (Curitiba-PR)

Conselheiro Fiscal
Renato Kesselring (São Paulo-SP)

Conselheiro Fiscal
Eduardo Cavadinha (São Paulo-SP)

Conselheiro Fiscal
Claudio Penha (São Paulo-SP)

Coordenador do Núcleo Regional São Paulo
Maurício Boschetti (São Paulo-SP)

Coordenador Suplente do Núcleo Regional São Paulo
Nícolas Lopez (São Paulo-SP)

Coordenador do Núcleo Regional Curitiba
André Pavanelli (Curitiba-PR)

Coordenador Suplente do Núcleo Regional Curitiba
Caio Novaes Martins (Curitiba-PR)

Coordenador do Núcleo Regional Nordeste
Leonardo Tenório (Recife-PE)

Coordenador Suplente do Núcleo Regional Nordeste
Leonardo Manera (João Pessoa-PB)

 

Fonte:  www.ftmbrasil.org/