Mostra audiovisual "Curta o Gênero" começa amanhã, em Fortaleza

06/03/2012 19:09

 

Com a convicção de que uma sociedade mais justa e igualitária depende da discussão das relações de gênero, a ONG Fábrica de Imagens dá início amanhã a seu novo projeto, o Curta O Gênero. Serão cinco dias de seminários, minicursos, oficinas, além de uma mostra audiovisual, vídeo instalações e mostras fotográficas, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC).

O evento aproveita a semana do Dia Internacional da Mulher, mas expande o debate para os campos da diversidade. O feminismo estará presente na programação, mas entram em pauta também temas como masculinidade, paternidade e raça. Discussões polêmicas que, muitas vezes, envolvem política e religião, chamando a sociedade para o diálogo.

De acordo com Christiane Ribeiro, diretora da ONG e uma das organizadoras do evento, a ideia é que o evento dê sua contribuição no lento processo de mudança das mentalidades. "Nossa sociedade ainda olha com desconfiança para as possibilidades da diversidade", afirma. O maior problema seria a redução do debate à sexualidade, algo intimamente relacionado às questões de gênero, mas longe de ser seu único traço.

"A gente quer trazer questionamentos", diz Christiane, ciente de que a maioria dos temas ainda gera mais perguntas do que respostas. Um time de peso a ajudará nessa proposta. Estão confirmados no evento o antropólogo estadunidense Richard Parker, o quadrinista Laerte Coutinho, o escritor João Silvério Trevisan e a secretária de Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg, entre outros nomes.

 

Mais informações:
Curta O Gênero 2012. De 7 a 11 de março, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Gratuito.
Contato: (85) 3495 1887

 

Confira a programação completa: www.curtaogenero.org.br/programacao.php

 

Fonte:  diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1111541