Marcha do Orgulho LGBT agita ruas de Lisboa

20/06/2011 08:27

 

A 12ª Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa aconteceu neste sábado, 18 de junho de 2011, ao final da tarde tendo como foco a Liberdade, Igualdade e Solidariedade.

Foi neste sábado que Lisboa ficou enfeitada com as cores do arco-íris em ruas cheias de pessoas, música, e palavras de ordem que reivindicam uma sociedade melhor quer em termos de atitudes quer em termos legais.

 

   Foto: Cristiana Pena

Com ponto de encontro no Príncipe Real, os marchantes iam chegando, amigos, alguns de longa data, que se vão abraçando e dando as boas vindas, alguns não se viam faz tempo. E também muitos orgulhosos anónimos que se juntaram à iniciativa. No chão encontramos as faixas estendidas de algumas associações com mensagens que procuram alertar que ainda nem tudo está bem.

Chega o senhor comandante da PSP e diz que é preciso cumprir horários, e damos inicio há 12ª Marcha do Orgulho de Lisboa, alinham-se os diferentes carros, e as pessoas entre eles, com as associações a apresentar as suas faixas marcando assim as diferentes secções.

Depois de descermos a D. Predo V, surpreendemos a esplanada da Brasileira e enfrentamos o Chiado. Na rua do Carmo paragem para a leitura do manifesto, com o carro de som no extremo inferior da rua e o final da marcha quase nos Armazéns... problema: tendo em conta o comprimento da rua muitos foram os que estavam na marcha mas não conseguiram ouvir a leitura do manifesto.

Seguimos depois para até há Praça da Figueira, onde algumas das organizações usaram da palavra chamando de viva voz a atenção dos transeuntes e marchantes, numa massa humana que se foi dissipando. A organização tentou com a Câmara Municipal de Lisboa encontrar forma de ter um pequeno palco com som para animar o final da marcha o que não aconteceu, e sentiu-se essa falta.

 

   Foto: Inês Lamin 

   

Fotos: Cristiana Pena

 

Fonte: portugalgay.pt/news/190611A/portugal:_marcha_do_orgulho_lgbt_agita_ruas_de_lisboa

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!