Marcha de transexuais e transgêneros em Paris contra a transfobia do Estado

02/10/2011 09:50

 

Centenas de pessoas participaram sábado, 01 de outubro de 2011, em Paris, da  15a. Marcha do "Existrans", associação de transexuais, para denunciar a "transfobia do Estado", em relação à esterilização forçada a que são obrigad@s transexuais e transgêneros para mudar de sexo e obter os documentos com o nome pelo qual querem ser reconhecidos socialmente.

Partindo da Praça da Bastilha pouco antes 15h, com uma bandeira proclamando "Transfobia do Estado: patologização, esterilização, precarização, exclusão," os manifestantes - 470 de acordo com a polícia, e mais de 2.000 de acordo com os organizadores - marcharam em direção à Câmara Municipal (Hôtel de Ville) para dizer  "Pare a esterilização forçada para ter os documentos".

"Há mais de 15 anos, para mudar o nosso registro civil, os tribunais nos pedem simplesmente para sermos estéreis. Para o Estado, (...) nós somos monstros que não têm direito de se reproduzir", afirmou Sophie Lichten, porta-voz do Coletivo Existrans, organizador da marcha.

"A França continua a nos estigmatizar, nos impondo um percurso psiquiátrico de, no mínimo, dois anos de espera para iniciar o protocolo médico (...) A mudança de sexo leva pelo menos três anos e custa cerca de 3.000 euros," continuou Sophie.

Para uma das co-organizadoras da Marcha, Camille Barré, "muito pouca coisa mudou (em 15 anos), é apenas uma declaração simbólica" do Ministério da Saúde, que em  maio 2010 aprovou  a despsiquiatrização "de princípio, que não muda em nada a relação médico-paciente. "

"O olhar da sociedade mudou (...) Mas ter os documentos de outro gênero seria um grande avanço para nós", disse Sophie Lichten.

Os transexuais e transgêneros também pedem a "despatologização" de suas identidades de gênero, pois as transidentidades ainda são consideradas uma doença mental pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

 

Fonte: tempsreel.nouvelobs.com/actualite/societe/20111001.AFP2895/marche-de-transsexuels-et-transgenres-a-paris-contre-la-transphobie-d-etat.html

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!