João W. Nery, primeiro transhomem brasileiro, lançou autobiografia no II Trans Day NIGS

14/10/2011 08:00

Foi lançado no dia 10 de outubro o livro “Viagem Solitária”, autobiografia de João W. Nery publicada pela Editora Leya, que no final da década de 70 fez uma cirurgia de mudança de sexo, tornando-se o primeiro transhomem operado no Brasil.

O lançamento do livro fez parte do evento II Trans Day NIGS – Seminário Transfobia, Cidadania e Identidades Trans, promovido pelo Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades ((NIGS) e organizado pela professora Miriam Pillar Grossi, coordenadora do NIGS, Simone Ávila, doutoranda interdisciplinar em Ciências Humanas e pesquisadora do NIGS, Raruilquer Oliveira e Ana Paula Boscatti, acadêmic@s de Ciências Sociais e bolsistas do NIGS, que aconteceu nos dias 10 e 11 de outubro no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina.

O evento contou com a presença de vári@s pesquisador@s brasileir@s no campo das transexualidades travestilidades, como Tatiana Lionço, Fátima Lima, Berenice Bento, Alexandre Camara Vale, Guilherme de Almeida e Mônica Siqueira. Estiveram presentes também Gabriela Silva, representante da GATA – Associação de Transgêneros de Tubarão, e Ana Ferri, representando o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.

“Esta é a segunda edição do Trans Day. A primeira aconteceu no ano passado, na qual tivemos uma roda de conversa com duas pessoas trans e um manifesto visual. Neste ano, além de duas rodas de conversa, tivemos também um manifesto visual, com curadoria de Rosa Maria Blanca, artista plástica, doutora em Ciências Humanas que trabalha com arte queer, e minha, e uma mostra de filmes trans. A idéia de fazer esse evento surgiu para marcar o mês internacional de luta contra a patologização das identidades trans, dentro da Campanha Internacional de Despatologização das Identidades Trans, a Stop Trans Pathologization 2012, da qual o NIGS faz parte.  Para nós foi um presente ter a oportunidade de lançar o livro do João aqui", conta Simone Ávila, idealizadora do Trans Day.

 

 

      

  Tatiana Lionço e Ana Ferri     Fátima LIma                            Simone Ávila


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!