Governo de São Paulo marca o Dia da Visibilidade Trans

28/01/2013 14:16

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio da Coordenação Estadual de Políticas para a Diversidade Sexual, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, está promovendo uma série de atividades para marcar o “Dia da Visibilidade Trans”.

Para a sensibilização da sociedade, foram afixados cem (100) cartazes da Campanha Estadual “Travesti Respeito: Olhe e Veja além do Preconceito”, em diversas estações do Metrô de São Paulo.

Cartazes e folders da Campanha Estadual também foram enviados para diversas Secretarias Estaduais do Governo de São Paulo e órgãos vinculados com ampla fixação dos cartazes nos serviços de saúde e equipamento públicos da cultura.

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania distribuiu cartazes de divulgação da campanha "Travesti Respeito: Olhe e veja além do Preconceito" para 10 municípios do interior paulista, a saber: Araraquara, Avaré, Bauru, Botucatu, Guarulhos, Osasco Piracicaba, Ribeirão Pires, Santos, Sertãozinho, com o objetivo de comemorar o dia 29 de janeiro - “DIA NACIONAL DA VISIBILIDADE DE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS”, além dos sete municípios vinculados ao Consórcio Intermunicipal ABC: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Um material virtual de sensibilização para a questão da identidade de gênero e comemorativo ao “DIA NACIONAL DA VISIBILIDADE DE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS”, será confeccionado e enviado, no dia 29 de janeiro de 2013, por mailing, para os servidores das Secretarias do Estado de São Paulo.

Ontem, 27 de janeiro de 2013, das 14h às 18horas, na Praça da República, foi realizada uma ação conjunta entre Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Assessoria de Cultura para Gênero e Etnias da Secretaria da Cultura, Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, Programa Estadual de DST/Aids da Secretaria de Saúde do Governo de São Paulo, Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria da Saúde e Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Social do Município de São Paulo, visando a conscientização da sociedade em geral e a difusão da informação sobre os direitos da população de travestis e transexuais.

Ainda durante a semana, que se iniciou no 27 de janeiro de 2014, os agentes de prevenção do Programa Municipal de DST/Aids distribuirão materiais educativos com informações alusivas a data, como a Lei Estadual 10.948/01 que proíbe a discriminação em função de orientação sexual e identidade de gênero, além de insumos de prevenção as DST/Aids.

O Centro de Cultura, Memória e Estudos da Diversidade Sexual inaugura, no dia 30 de janeiro de 2013, a partir das 18 horas, a exposição fotográfica "O T da Questão”, que homenageia o movimento de travestis e transexuais paulistanas, paulistas e brasileiras. As obras mostram, das mais variadas formas, retratos do cotidiano de pessoas Trans. A exposição contará com 40 fotos, todas assinadas por Eduardo Moraes e sob curadoria de Franco Reinaudo.

 

O T da Questão

Quando: de 30 de Janeiro a 28 de Fevereiro de 2013

Horário de funcionamento: De terça a Domingo das 10h às 20h

Local: Museu da diversidade- Metrô República

Fotos: Eduardo Moraes

Curadoria: Franco Reinaudo

 

Promoção: Secretaria de Estado da Cultura e Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

Centro de Cultura, Memória e Estudos da Diversidade Sexual

Horário de funcionamento: Terça a Domingo – das 10h às 20h

 

Fonte: www.saude.sp.gov.br/centro-de-referencia-e-treinamento-dstaids-sp/homepage/destaques/dia-nacional-da-visibilidade-de-travestis-e-transexuais