Governador do Rio Grande do Sul autoriza uso de nome social de travestis e transexuais nas escolas

29/06/2011 19:10

   

 

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), instituiu o dia 17 de maio como o Dia Estadual de Combate à Homofobia. O decreto foi publicado no Diário Oficial e entrou em vigor hoje, 29 de junho de 2011. Conforme Tarso, os "direitos da diversidade sexual constituem direitos humanos e sua proteção requer ações efetivas do Estado no sentido de assegurar o pleno exercício da cidadania e a integral inclusão social da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTT)".

 

Governador Tarso Genro

 

No decreto, o governador afirmou também que estipulou o dia 17 de maio por ser o Dia Internacional de Combate à Homofobia e se tratar da data em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do Código Internacional de Doenças. Tarso Genro também decretou que os travestis e transexuais poderão escolher o seu nome social, independentemente do registro civil, sendo que o nome civil será exigido apenas para usos internos.

 

As escolas da rede de ensino público do Rio Grande do Sul ficam autorizadas a incluir o nome social de travestis e tansexuais nos registros escolares para "garantir o acesso, a permanência e o êxito desses cidadãos no processo de escolarização e de aprendizagem". Pelo decreto, os órgãos públicos do Estado deverão, no prazo de 90 dias, promover as adaptações nas normas que entraram em vigor hoje.

O governo gaúcho ainda estipulou que "caberá à Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, por intermédio da Coordenadoria Estadual de Diversidade Sexual, coordenar a realização de atividades e de debates alusivos a esta data", assegurando a realização da II Conferência Estadual LGBT. Em nota, a Associação Brasileira de LGBT disse que o ato foi "um belo exemplo para outras unidades da federação que ainda não têm políticas públicas para a comunidade LGBT".

 

 

Fonte: noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5213252-EI8139,00-Governo+do+RS+decreta+dia+estadual+de+combate+a+homofobia.html


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!