Documentário sobre transexual surpreende Festival de Cinema de Gramado

12/08/2011 09:20


Dois documentários sobre transexuais marcaram a noite da quarta-feira,dia 10 de agosto de  2011, no 39ª Festival de Cinema de Gramado. O brasileiro "Olhe Para Mim De Novo", de Kiko Goifman, foi a grande surpresa da noite, podendo despontar como favorito no festival. Na mostra internacional foi exibido o uruguaio "El Casamiento".

"Olhe Para Mim De Novo" acompanha a história de um transexual do sertão cearense, Silvyo Luccio, que costuma dizer que era mulher, virou lésbica e agora é homem. Silvyo tem personalidade forte, uma eloquência ímpar e expõe todo seu carisma ao dar suas dicas para conquistar mulheres.



Funcionário público formado em Letras, Sylvio viaja por estados do Nordeste para mostrar outras pessoas que sofrem preconceito. O filme é leve, tem belas imagens e não cai no sensacionalismo ao abordar um tema tão sensível.

O personagem de Sylvio animou o público ao explicar como funcionava sua prótese peniana. A cena é gravada na rua, ao lado de um anônimo sentado na calçada, o que deixa o plano mais hilário.

"Olhe Para Mim De Novo" teve boa receptividade da crítica e é sério candidato a ganhar kikitos. O documentário deu fôlego para um júri decepcionado com filmes como "Ponto Final" e "País dos Desejos". Até então, "Riscado" era dado como favorito, não por ser um grande filme, mas pela falta de opções. Karine Teles, que interpreta a personagem principal do longa carioca, é a favorita para o prêmio de melhor atriz.

El Casamiento
A produção uruguaia "El Casamiento" conta a história de Julia Brian, uma transmulher de 65 anos que vive com o pedreiro aposentado Ignácio Gonzales, 75 anos. Ambos se conheceram em um Natal e passaram a morar juntos.

A relação entre Gonzales e Julia é acompanhada por um pequeno e expressivo cachorro, que cumpre papel de filho do casal e é praticamente um ator coadjuvante. Mesmo parecendo liberal, Ignácio aparenta ser um homem conservador (ele faz questão de dizer que Julia é uma mulher e que jamais casaria com um travesti). "El Casamiento" mostra a batalha de duas pessoas contra solidão.

 

Fonte: odia.terra.com.br/portal/diversaoetv/html/2011/8/documentario_sobre_transexual_surpreende_festival_de_gramado_184054.html


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!