Brasil realiza a II Conferência Nacional LGBT

16/12/2011 14:26

 

A ministra Maria do Rosário, da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), abriu ontem, quinta-feira, 15 de dezembro de 2011, a 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT. A abertura do evento, que segue até o próximo domingo, 18 de dezembro, foi às 19h, no auditório principal da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília.

 

 Ministra Maria do Rosário

Na ocasião, Maria do Rosário entregou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Brito, o prêmio de Direitos Humanos, ao qual foi agraciado pela categoria Garantia dos Direitos da População de LGBT. Logo após a cerimônia de abertura, o ministro Brito fará a Palestra Magna da Conferência.

“Esse ano pode ser considerado um marco da nossa árdua e constante luta pela afirmação dos direitos e contra todos os tipos de discriminações”, afirmou a ministra, ao destacar que o reconhecimento por unanimidade, da união estável homoafetiva. Para ela, o Supremo estabeleceu uma interpretação inovadora da Constituição Federal: “Alçou a dignidade constitucional direitos que antes não tinham qualquer lugar na estrutura formal do ordenamento jurídico brasileiro”, completou.

Ainda em 2011, o Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou uma Resolução, na qual reconhece a extensão da universalidade dos Direitos Humanos a LGBTs sem possibilidade de nenhuma distinção excludente, com um destaque especial ao Brasil. “Todos os dias, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais são vítimas de constrangimentos, atitudes violentas e até levados a morte. Não é possível que crimes motivados pelo ódio sejam tolerados no país da diversidade”, enfatizou Rosário.

 

Fonte: www.jornaldiadia.com.br/jdd/index.php/eventos-e-acontecimentos/79386-2-conferencia-nacional-lgbt-comeca-nesta-quinta-feira-15-em-brasilia