29 de janeiro: Dia Nacional da Visibilidade Trans

29/01/2014 13:16

 

 

Mensagem de Keila Simpson Sousa 

Secretária de Comunicação e Assuntos Internacionias da ANTRA - Associação Nacional de Travestis e Transexuais

 

"O Dia 29 de janeiro é comemorado em todo o Brasil como o “Dia Nacional da Visibilidade Trans” Esse dia foi escolhido por ocasião de que em 29 de janeiro de 2004 foi lançada uma campanha nacional (Travesti e Respeito: já está na hora dos dois serem vistos juntos, em casa, na escola, no trabalho, na diversão, na vida). Realizada entre o movimento trans e o então Programa Nacional de DST/Aids do MS. Essa foi uma iniciativa pioneira entre esses dois parceiros e como a campanha teve uma visibilidade nacional, pois o lançamento foi no Congresso Nacional com travestis e transexuais dos 27 estados do Brasil, acabamos indicando esse dia para que fosse comemorado no pais o dia nacional da visibilidade trans.

 

A Campanha Travesti e Respeito foi um marco nas ações, pois ela pode dialogar com diversos atores sociais dentro de uma mesma campanha, pois ela fora pensada para Travestis, clientes de Travestis, profissionais de saúde e educação, além da população em geral. 

Importante lançar uma campanha como essa, pois era necessário ampliar as formas de intervenção comportamental e se pensou que uma campanha nacional nesses moldes poderia ser a inovação que o movimento nacional de travestis e transexuais precisavam.

Assim desde 2005 tem sido comemorado nas cinco regiões do Brasil esse dia como um dia de visibilidade positiva. Definimos também que o tema seria “visibilidade trans” e que nesse termo estariam incluídas Travestis e Transexuais.

Nesses nove anos aconteceram muitas e diversas ações das ONG afiliadas a ANTRA pelo Brasil afora levando as atividades às ruas para mostrar a população essa outra face que quase nunca é mostrada.

Em 2014 decidimos fazer atividades de visibilidade nas regiões do pais para unificar e visibilizar ainda mais as nossas ações.

O mote de 2014 é: Pelo nome civil, Visibilidade Positiva e contra a violência transfóbica, escolhemos estas bandeiras por entender que o respeito ao nome civil de todas e todos é luta primordial queremos ser reconhecidas e reconhecidos segundo o nome que escolhemos;

A visibilidade positiva vem trazer a mensagem que queremos ser vistas e compreendidas como somos, sem falsos moralismos ou coisa que o valham, pois quando essa população é visibilizada quase tão somente mostram o lado negativo da história é preciso mostrar os dois lados e precisamos visibilizar positivamente essa população para que outras travestis e transexuais possam se espelhar nesses exemplos positivos para seguir a sua vida;

Também, e sempre abordar e protestar contra a violência que impera na nossa população, tanto a violência letal como a violência social, pois elas acabam impedindo essas pessoas de seguirem as suas vidas como também afasta essa população dos serviços básicos e as impede de concorrer ao mercado formal de trabalho e emprego, pois não tem formação por ter uma escola que na maioria das vezes ainda é excludente.

Por isso a orientação é que nossas afiliadas possam promover ações nesses dias que tenham como objetivo abordar esses temas.

Assim nesse sentido centralizamos as nossas ações nas seguintes cidades das regiões Brasileiras.

Recife fará a ação regional do nordeste, a atividade consiste numa semana de ações tanto na capital como em algumas cidades da região metropolitana e do estado de Pernambuco. As atividades serão iniciadas no dia 26 de janeiro com um espetáculo intitulado “Entre Cantoras e Vedetes” e busca mostrar e visibilizar o talento da população trans nesses espetáculo que contará com presenças de travestis e transexuais de Pernambuco e do Brasil, nos dias seguintes terão programadas outras atividades como: Seminários, exposição, rodas de diálogos saraus etc. 

Na região sul o nosso ponto central é Porto Alegre pela realização do Fórum Social Mundial e também uma ação que foi denominada de Semana da Visibilidade trans, feito em parceria entre a Associação Nacional de Travestis e Transexuais ANTRA a Igualdade instituição que congrega travestis e transexuais no Rio Grande do Sul e as parcerias governamentais do estado e município, além da parceria do PNUD Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento que sempre tem contribuído nessas atividades.

As ações realizadas em Porto Alegre foram as seguintes: Intervenção noturna em locais de trabalho das travestis, visita em caravana a duas Unidades de Saúde da Família para trabalhar com o acesso universal nessas unidades. Manifestação e distribuição de material gráfico na Esquina Democrática (o ponto mais movimentado do Centro de Porto Alegre), do meio-dia as 14h do dia 29 de janeiro. Realização do terceiro mutirão "Direito à Identidade - Viva o Seu Nome", com o protocolo de ações de retificação do registro civil no Foro Central de Porto Alegre. Abertura oficial da exposição fotográfica organizada pela Comissão da Diversidade Sexual da OAB/RS na sede da AJURIS, na noite do dia 29.

Também acontecerá ações em São Paulo do dia 29 ao dia 31 de janeiro com vários eventos alusivos ao dia Nacional da Visibilidade Trans. Salvador fará uma exposição de fotos de ações da Associação de Travestis de Salvador nos últimos seis anos além de um mutirão para impetrar ação a favor do nome civil dessa população. Natal fará também atividades além de várias outras associações pelo Brasil afora.

Essas ações não inviabilizam nenhuma outra atividade que as afiliadas da ANTRA estejam programando nas suas cidades, pois algumas diretoras estarão conosco nas atividades regionais, e as demais integrantes das instituições podem e devem realizar as ações.

Faremos depois uma compilação de todas as atividades realizadas pelo Brasil para deixar as pessoas dessas listas cientes das ações em cada município desse imenso Brasil.

VIVA AS TRAVESTIS, MULHERES TRANSEXUAIS E HOMENS TRANSEXUAIS BRASILEIRAS E BRASILEIROS!"


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!