Universidade Federal de Santa Catarina promove II Trans Day NIGS - Seminário Transfobia, Identidades e Cidadania Trans

16/09/2011 15:24

 

O Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS), do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), pelo segundo ano consecutivo, insere a Universidade Federal de  Santa Catarina (UFSC) no circuito internacional de atividades que marcam a luta pela despatologização das identidades transexuais e trangêneros ao redor do mundo, unindo-se à Campanha Internacional Stop Trans Patologização 2012.

A Stop Trans Pathologization - 2012 é uma campanha internacional pela despatologização das identidades trans (transexuais e transgêneros) e pela sua retirada dos catálogos de doenças, o DSM (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders), da American Psychiatric Association, cuja versão revista surgirá em 2013, e o CID (Classificação Internacional de Doenças), da Organização Mundial da Saúde (OMS), que será revisto em 2014. 

Assumida até o momento por mais de cem organizações e quatro redes internacionais na África, na Ásia, na Europa e na América do Norte e do Sul, a campanha coordena uma mobilização internacional simultânea em mais de trinta cidades de dezessete países europeus e no continente americano.

O mês de outubro foi escolhido como o mês que marca a luta contra a medicalização e patologização das identidades trans ao redor do mundo. Tendo como objetivo refletir sobre a patologização das identidades trans na contemporaneidade, o NIGS promoverá nos dia 10 e 11 de outubro o “II Trans Day NIGS – Seminário Transfobia, Identidades e Cidadania Trans”, sob a coordenação da profa. Miriam Pillar Grossi, coordenadora do NIGS.

O evento contará com um manifesto visual contra a patologização das identidades trans, que será exposto no hall do CFH, uma mostra cinematográfica de filmes trans e duas rodas de conversas com a participação de pesquisador@s sobre a temática da transexualidade e ativistas.

 

Veja programação completa: II Trans Day - Seminario Transfobia, Identidades e Cidadania Trans.pdf (277 kB)