Ambulatório para travestis e transexuais na Paraíba

07/09/2013 12:14

 

Está em funcionamento desde o dia 24 de julho de 2013 o ambulatório de saúde voltado para travestis e transexuais em João Pessoa, Paraíba. O ambulatório funciona no Hospital Clementino Fraga. A unidade é pioneira no Nordeste e presta atendimento em endocrinologia, ginecologia e cirurgia plástica. Esses procedimentos serão permitidos para quem quer fazer a transgenitalização (cirurgia de mudança de sexo) ou para quem deseja tomar hormônios para mudar o corpo.

De acordo com a diretora geral do Clementino Fraga, Adriana Teixeira, os/as usuários/as são encaminhados/as pelo Espaço LGBT, da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana. O acompanhamento dura em média dois anos, mas pode variar para mais ou para menos, de acordo com a evolução do tratamento. A diretora explica que, nesse período, é comum algumas pessoas trans (travestis e transexuais) desistirem da cirurgia. “Tomando exemplos de outros ambulatórios semelhantes em São Paulo e Minas Gerais, vi que muitos desistem, mesmo já estando com a cirurgia marcada. Por isso, que esse período de dois anos é necessário. Afinal, é uma cirurgia de grande porte e irreversível”, explicou.

Adriana Teixeira orienta que a triagem é feita pelo Espaço LGBT da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana, e, portanto, os/as interessados/as devem procurar o setor para se cadastrar. Além de pessoas transexuais que querem mudar de sexo, travestis podem fazer o tratamento de hormonoterapia para provocar mudanças corporais desejadas. O ambulatório também atenderá usuários/ass de Estados vizinhos, como Pernambuco e Rio Grande do Norte.

 

Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana
Endereço:

Avenida Presidente Epitácio Pessoa, nº 1457, 2º andar - Bairro: Bairro dos Estados

CEP 58030-001 - João Pessoa - Paraíba

Fone:

 (83)3218-7298

Fax:

(83)3218-7184

E-mail:

secretaria.semdh@gmail.com

 

Hospital Clementino Fraga

Endereço:

Rua Ester Borges Bastos - Jaguaribe

João Pessoa - PB - CEP 58015-270

Fone:

(83) 3218-5413