Alexandre Santos - "Xande"

12/05/2010 09:22

Alexandre Santos, mais conhecido como Xande, 37 anos, é ativista dos direitos LGBT e presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo desde 2008. Ele se percebeu como transexual em 2004, após visitar um grupo de transgêneros e transexuais. Em 2009, ganhou, junto com Keila Simpson, da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) o Prêmio Arco-Íris de Direitos Humanos na Categoria Visibilidade Trans.

 

Xande diz: "Sempre me reconheci como mulher lésbica, mas algo não encaixava. Sempre havia alguma coisa que eu não terminava de entender...Hoje vejo que sou um homem transexual. Muitas pessoas já vieram me dizer que, após minha decisão, também conseguiram se definir e se enxergar como trans. Eu ajudei a erguer essa bandeira, que ainda é quase invisível no Brasil!"